Vaga-lume!!!

Olá pessoal! Tudo bem? Comigo está! Estão gostando do Coisas e Et Ceteras? Espero que sim! Eu faço o possível! Esses dias estou sem ideias para postar! Bem, é que geralmente tirava minhas ideias das matérias que eu estudava (não que eu queira que as aulas voltem). Agora que estou de férias, estou meio sem-inspiração... Mesmo assim, vou postar sobre o Vaga-lume...

É, aquele insetinho bonitinho (só de longe) é muito interessante!

Sabe porque ele pisca? Bem, é que só o macho tem asas. A fêmea não pode voar e fica "rastejando" pelo chão. Então, lá de baixo, ela pisca para atrair os machos, que piscam em resposta. É tipo uma comunicação "vaga-lumial". A luzinha também serve para atrair presas e também se livrar de predadores, já que o pirilampo tem toxinas, e esse sinal luminoso avisa aos predadores. Mas como eles produzem essa luz?

A órgão piscante do vaga-lume contém várias substâncias que produzem essa reação química. Uma substância chamada luciferina é oxidada, e o resultado acaba sendo o gás cabônico e o produto fosforescente.

Uma pena que a iluminação artificial está sendo um grande problema para esses bichinhos, já que ela é muito mais forte que a luz do vaga-lume e anula a luminescência do pirilampo, prejudicando o processo de acasalamento, a procura por presas e até mesmo a defesa desses insetos.



Muito interessante esse bichinho, não?

Bem, vou ficando por aqui. Uma boa noite para vocês!

รя†ล. คหคłu

2 comentários:

Anônimo disse...

Srta. Analu,

Não é que eu seja muito velha.
Porém, no meu tempo de criança vi muitos vagalumes. Era lindo quando um entrava no meu quarto de dormir.Acho que eu passava a noite acordada, só para acompanhar o movimento de seus faroizinhos. e era uma coisa que acontecia com freequencia: um vagalume visitar o nosso quarto.
Não sei qual sua idade. Mas se tiver menos de vinte anos, não terá presenciado acontecimento como este.

Analu disse...

Bem, tenho onze anos recém-feitos há mais ou menos um mês. Sim, já presenciei um vaga-lume entrar no meu quarto, por uma única vez. Ele era tão bonitinho! A outra vez foi quando eu fui na "roça", e como lá não tinha iluminação, dezenas de vagalumes "bailavam" pelo ar. Pena que são eventos raros...

Abraços pirilampantes,

Srta. AnaLu